Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bebês e Crianças

Quando ocorre a falta de cuidados com higiene oral, tanto dos bebês quanto das crianças, compromete-se a saúde bucal e, portanto, teremos consequências para o resto da vida.
Algumas medidas são imprescindíveis e junto com o acompanhamento do cirurgião dentista, pode-se conseguir uma boa saúde.

Aleitamento materno:
-O bebê exercita os músculos relacionados com a fala e respiração.
-Melhora a imunidade contra doenças infecciosas.

A mãe pode transmitir cárie à criança?
-Existem pesquisas que mostram as bactérias causadoras da cárie atuam como uma doença infecciosa e transmissível, deste modo, deve-se evitar compartilhar o uso de talheres, copos e escovas de dente.

Quando o bebê ainda não tem dentes:
- Deve-se usar uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada e passar na gengiva do bebê.

Como higienizar os dentinhos da criança?
- Usar escova de cabeça pequena e muito macia.
- Começar introduzindo ao hábito diário creme dental sem flúor, observando atentamente até quando a criança conseguir cuspir sozinha, somente aí começa-se a usar o creme fluoretado.
- Colocar apenas uma pequena quantidade de creme dental fluoretado e monitorar a escovação, sempre observando se a criança consegue cuspir.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Clareamento dental - Revista VEJA

Caros pacientes

Na revista VEJA dessa semana, há uma matéria sobre clareamento dental nas páginas 130, 131 e 132.
Essa matéria está ,MUITO BOA, conseguindo explicar com detalhes os tipos de clareamentos, os valores, as durações.
Caso haja interesse, é uma ÓTIMA opção.

Para qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

domingo, 21 de outubro de 2007

Tratamento de canal em UMA SESSÃO

Hoje em dia, com o auxílio de novas tecnologias, podemos realizar o tratamento endodôntico em uma ÚNICA sessão.
Alguns dentistas ainda realizam em varias sessões, fazendo com que o paciente se desloque ao consultório de 2 a 4 vezes, e como todos sabemos, não é facil o deslocamento em São Paulo, ainda mais em horários de PICO.
Estudos realizados por pesquisadores revelam que não há diferença estatisticamente significativa entre terminar (OBTURAR) o canal em 1 ou varias sessões, portanto, quanto ANTES OBTURARMOS o canal radicular, menor chance de contaminação por bactérias.
Em nosso consultório, o paciente chega para realizar o tratamento e já sai com tudo pronto.
Esse tratamento geralmente varia de 30 minutos a 2 horas, dependendo do caso, da dificuldade, do número de canais, dentre alguns outros fatos, porém em 95% dos casos, EM UMA ÚNICA SESSÃO.
Para maiores informações e dúvidas, entrem em contato ou por telefone ou por email ( msvjr@hotmail.com )

domingo, 14 de outubro de 2007

Você tem mau hálito???????????????

Você sabia que pelo menos 50 milhões de brasileiros apresentam algum grau de halitose ou seja mau hálito no Brasil??????

Os principais sintomas são: gosto ruim na boca e cor amarelada no dorso da língua (parte de trás).

Devido à exposição contínua das bactérias, a percepção fica prejudicada e a pessoa não percebe que possui mau hálito, geralmente é o último a saber.

Na maioria dos casos ocorre um acúmulo e bactérias provenientes de restos alimentares que dão origem a um depósito de placa entre os dentes e na língua.

Hábitos de higiene adequados nos dentes, gengiva e língua conseguem remover essas bactérias que causam o cheiro desagradável, como de escovas extra macias, fio dental e limpadores de língua.

O limpador deve deslizar de trás para frente, com ligeira pressão para baixo, sendo que ao terminar deve ser limpo e seco, substituído a cada seis meses de uso.

O uso de enxaguatórios também ajuda muito mas, deve ser recomendado pelo dentista.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

É preciso visitar seu dentista regularmente????????


Várias pesquisas demonstram que as doenças cárie e periodontal entram em atividade quando diversos fatores agem na cavidade bucal por períodos prolongados, causando a destruição dos tecidos de suporte e dos dentes.


Dentre esses fatores temos: higiene oral deficiente, frequência do uso de alimentos ricos em açúcar, fatores salivares e presença de bactérias.


Desta forma é preciso que o seu dentista faça um exame periódico para examinar, avaliar, orientar corretamente e monitorar seu paciente de 6 em 6 meses, evitando assim a instalação desse quadro.


A manutençaõ da dentição saudável deve ocorrer por toda a vida, sem perdas dentárias e reduzindo desta forma o aparecimento de fatores de risco para a ocorrência de doenças sistêmicas graves.