Arquivo do blog

sábado, 22 de março de 2008

É comum haver espaços entre os dentes das crianças? E nos adultos?

Em uma criança com dentição decídua, o fechamento dos espaços interproximais nos dentes de leite durante o crescimento deve ser acompanhada pelo dentista.
As radiografias auxiliarão na avaliação do fechamento dos espaços posteriores, assim como o desenvolvimento dentário, trauma dentoalveolar ou qualquer patologia.
Em uma criança com dentição mista, a radiografia pode ser usada para avaliar o desenvolvimento, caso seja necessário o cirurgião dentista encaminhará a criança ao ortodontista, o qual irá avaliar a necessidade ou não do uso de aparelho ortodôntico.
Em decorrência da incidência aumentada de doença periodontal em adolescente em comparação com crianças pequenas, a radiografia periapical e a panorâmica podem ser recomendadas para auxiliar no diagnóstico e orientar no tratamento.
A incidência de doença periodontal aumenta com a idade, portanto, radiografias intrabucais em pacientes com todos os dentes ou parcialmente desdentados podem ser usadas para avaliar a condição bucal e planejar a colocação de próteses.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Trauma dental? O que fazer????

Quando ocorre inesperadamente uma emergência, um trauma, muito comum em crianças, o dentista precisa lidar com a situação o mais rápido possível.
O trauma envolve lesões em qualquer parte da boca, dentes, lábios, língua, periodonto, maxila ou mandíbula.
Quando ocorre um dano no tecido periodontal, como por exemplo uma avulsão, há necessidade de reimplantar e de estabilizar o dente com contenções para que se obtenha a regeneração dentária através das fibras periodontais.
É fundamental que essa contenção seja feita imediatamente após o trauma dentário, pois as células do ligamento danificadas apresentam pouca capacidade de regeneração.
Desta forma, evitamos q o dente seja engolido e o paciente poderá higienizar muito bem a região, auxiliando no processo de cicatrização.
Várias técnicas podem ser usadas, o dentista é que irá empregar a mais indicada para cada caso.