Arquivo do blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A importância do dentista frente ao Mal de Alzheimer

Devemos analisar o paciente como um todo, tendo em foco um trabalho multiprofissional.
Dentre os principais cuidados com o portador da doença de Alzheimer, temos: manter a cavidade bucal higienizada e as próteses limpas com auxílio de escovas interdentais e passa-fios.
Esse acompanhamento deve ser feito periodicamente, os cuidadores devem ser orientados quanto aos cuidados a serem tomados e informar ao cirugião-dentista imediatamente se houver qualquer problema na boca ou em próteses.
É importante o conhecimento sobre a medicação utilizada pelo paciente e se houver alguma dúvida, entrar em contato com o médico.
Os jovens de hoje serão os idosos no futuro, portanto, devemos ter consciência dessa doença e procurar tratá-la de forma adequada.

Mal de Alzheimer em idosos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 25 milhões de pessoas sofrem de Mal de Alzheimer.
A demência causada por essa doença é uma disfunção cerebral caracterizada por deterioração intelectual adquirida e persistente que compromete funções do estado mental.
Demência é uma palavra de origem latina, dementia, que significa "mente distante" e não pode ser confundida com esclerose ou loucura.
Foi descrito pela 1a vez em 1906 pelo neurologista alemão Alois Alzheimer, destava sintomas como déficit de memória, alterções de comportamento e incapacidade para atividades rotineiras.
Ocorre geralmente a partir dos 60 anos e sua incidência aumenta com o passar dos anos.
Não existe uma causa específica para a doença.
Pode não ser percebido em seus estágios iniciais e algumas vezes confundido com envelhecimento.
Pequenos esquecimentos, sinais de depressão, dificuldades com a linguagem, confusão mental e algumas vezes agressividade fazem parte dos sintomas iniciais.
A agitação é o distúrbio mais comum e que tem a frequência aumentada à medida que a doença evolui. A agitação costuma causar ansiedade, ilusões e irritabilidade.
As primeiras pessoas que percebem os sintomas são os cuidadores que devem sempre recorrer a um médico.
É essencial que o médico, os familiares e o cuidador estejam em permanente contato, agindo em conjunto para que o paciente possa estar protegido, além de fornecer informções corretas para o tratamento possa ser ajustado de acordo com cada caso.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trauma dental

As lesões dentárias podem acarretar uma série de complicações para a boa saúde oral do paciente, por isso, desde cedo é necessário uma intensa atuação do Cirurgião-Dentista no tratamento com a finalidade de evitar possíveis anormalidades.
Época de férias, criança em casa, muita brincadeira e diversão, porém eles não se protegem e justamente nesta fase aumenta o número de casos de crianças com traumas nos dentes decíduos (de leite) e permanentes.
O trauma pode afetar as crianças de qualquer idade e pode ocorrer devido a quedas que sofrem quando estão andando ou correndo.
Não deixar crianças desacompanhadas e perto de lugares altos como escadas e janelas, deve ser uma preocupação constante.
Dependendo do trauma, deve-se levar a criança a um pronto socorro infantil pois, pode ocorrer cortes, traumatismo craniano ou fraturas na face.
Sem riscos maiores, o ideal é levar a criança ao dentista para avaliação dos dentes, pois é possível que com o trauma, a estreita proximidade entre a raiz do dente decíduo com o germe do dente permanente, este seja atingido.
Se ocorreu a fratura da coroa, pode-se reconstruir com resina fotopolimerizável.
Além disso, a Odontologia vem se preocupando em aprimorar as técnicas neste tipo de atendimento, trazendo novidades para realização de procedimentos que compreendam a saúde da criança.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DOR FACIAL CRÔNICA
Muitas pessoas sofrem de dor facial crônica, alguns sintomas comuns incluem dor na orelha ou ao seu redor, sensibilidade na mandíbula, sons como cliques e estalos ao abrir a boca ou mesmo dores de cabeça e dores no pescoço.
O dentista pode ajudar a identificar a fonte da dor com um exame minucioso e radiografias apropriadas. Algumas dores não são facilmente diagnosticadas, a dor poderia estar relacionada com os músculos faciais, a mandíbula ou a articulação temporomandibular, localizada na frente da orelha.
Os tratamentos para esse tipo de dor incluem exercícios para redução do estresse, relaxantes musculares ou o uso de um protetor bucal ou placa de mordida para evitar o ranjer de dentes. Todos esses tratamentos têm tido sucesso em muitos casos, e seu dentista pode recomendar o melhor para você.
Diversas condições podem estar relacionadas ao distúrbio da articulação temporomandibular, mas podem ser muito variadas, e são geralmente difíceis de determinar. Esses distúrbios podem ocorrer quando os músculos ou articulações da mandíbula são afetados. Alguns problemas resultam de artrite, deslocamento e trauma.
Todas essas condições podem causar dor e disfunção.
Músculos que movimentam as articulações também estão sujeitos a trauma e doença. A forma como os dentes se encaixam – a mordida- associado ao estresse também causam dor. Afeta mulheres em idade reprodutiva mais do que homens ou mulheres e homens mais idosos.
O diagnóstico é um passo importante antes do tratamento. Parte de seu exame clínico inclui a checagem das articulações e músculos para observação de dor, cliques, estalos ou dificuldade de movimentação.
Seu dentista recomendará o tipo de tratamento necessário para o seu problema em particular ou recomendará o encaminhamento para um especialista.