quinta-feira, 7 de abril de 2016

Hemangioma

 O hemangioma infantil é um tumor benigno que ocorre devido a proliferação de vasos sanguíneos. O diagnóstico é realizado por anamnese, exame físico e histopatológico. Ocorre em 5 a 10% dos recém-nascidos. É uma lesão assintomática e pode aparecer nos lábios, língua, mucosa e palato, com predileção nas mulheres. Clinicamente pode ser plano ou elevado, com superfície lisa ou nodular e tamanhos variados. Conforme o tecido envolvido pode ocasionar deformação na área afetada. A conduta terapêutica deve ser criteriosa e individualizada. Os de origem congênita involuem até os 8 ou 10 anos de idade. Se após essa idade a lesão ainda estiver presente pode-se considerar tratamento cirúrgico. Outras alternativas são laser, agentes esclerosantes, crioterapia, uso de corticóides e excisão cirúrgica.

Açúcar??? Cárie???

Em 2015 a Organização Mundial da Saúde publicou o Guideline: Sugar Intake for Adults and Children devido a grande preocupação com consumo excessivo de açúcar. A recomendação não deve ultrapassar 10% do total das calorias diárias para adultos e crianças. Em uma dieta de 2000k/cal a quantidade máxima deve ser de 50g, ou seja, 10 colheres de chá. Essa quantidade inclui os açúcares naturais das frutas. O Ministério de Saúde Pública no Brasil recomenda que o consumo deve ser moderado. A introdução precoce do açúcar na dieta da criança pode levar a série de problemas como a cárie dentária, obesidade e diabetes. Evitar a ingestão de sacarose e outros carboidratos que são rapidamente absorvidos é uma forma de prevenir problemas futuros.  Há pelo menos 61 nomes diferentes para o açúcar (ex: açúcar de milho, amido modificado, mel, dextrose, xarope de glicose, açúcar invertido, açúcar líquido, açúcar de coco e frutose). Precisamos ficar atentos a lista de ingredientes encontrados nos alimentos industrializados, onde o 1o que aparecer é aquele que se encontra em maior quantidade. As práticas alimentares no 1o ano de vida constituem um marco importante na formação dos hábitos das crianças e muitos pais fazem restrição ao açúcar mesmo após os 2 anos de idade. Nessa fase deve-se estimular ao máximo alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes. O consumo de açúcar deve ser racional.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Piercing lingual

Dentre os piercings orais, os mais usados são os bucais e dentais. O dental é bem menos traumatizante na colocação. O bucal é realizado com anestesia após perfuração da mucosa e dos lábios, bochechas ou língua. No dental, uma pequena lasca de metal brilhante, como ouro ou aço é colado na face externa do dente e nenhuma estrutura dentária é prejudicada ou desgastada. Podem ocorrer algumas complicações locais como hemorragia, inflamação, aumento do fluxo salivar, reação alérgica ao metal e trauma (ao osso e dentes, desencadeando reabsorções e fraturas). Também pode ser vetor de alguns vírus como HIV, hepatite e herpes. E o paciente corre o risco de engolir peças soltas no processo de instalação. Devido a falta de conhecimento a respeito dos riscos e malefícios que tem o uso de piercing de forma geral, a melhor escolha é não fazer o piercing oral. Caso opte por usar, deve-se remover e limpar diariamente, e realizar consultas odontológicas periódicas para proservação da saúde.

Piercing oral

O termo piercing vem do inglês e significa perfurar, é usado para definir adornos que são fixados em diferentes locais do corpo através de perfurações. Normalmente são feitos em nariz, umbigo, mamilos, sobrancelhas, orelhas, órgãos sexuais e região oral, onde atua o dentista. Os três tipos principais de piercings orais, quanto ao formato da barra de material empregada são o lambrette (geralmente colocado no lábio inferior), o barbell (usado normalmente na língua) e o anillo (lábios e zonas laterais da língua). Os adolescentes são teimosos e os pais têm dificuldade em impedir os modismos, cedo ou tarde, o filho aparece em casa com alguma novidade no corpo. Muitos adolescentes colocam piercing ou fazem tatuagem para se destacar no grupo ou definir traços de sua personalidade (entre 15 e 19 anos). Ultimamente um dos locais preferidos tem sido a cavidade oral. Porém, enquanto menor de idade, o adolescente não pode fazer aplicações de piercing sem autorização dos pais e/ou responsáveis.