
quarta-feira, 6 de maio de 2015
Corpo doente?
Gengiva doente, corpo doente
Você não concorda com o título acima? Os espaços entre os dentes e as gengivas, escondem uma gama impressionante de bactérias causadoras de doenças. E se aquele bichinho que está causando inflamação na sua gengiva pegar carona pela sua corrente sanguínea e for parar em outro órgão, como por exemplo, o coração? Ou se você aspirar esses micro-organismos causadores de doenças e eles forem parar nos seus pulmões? O que você acha que pode acontecer?
Cada vez mais os estudos comprovam e corroboram que doenças da gengiva e inúmeras doenças do corpo se relacionam. A relação com o diabetes é o caso mais emblemático e talvez o mais estudado ultimamente. O portador de diabetes, que tem doença na gengiva, deve fazer um tratamento e controle rigoroso, concomitante com o médico e o dentista. A doença Periodontal atrapalha a estabilização da glicemia e vice versa, sendo que a glicemia alta prejudica a cicatrização da gengiva. É uma bola de neve que necessita de uma abordagem multidisciplinar.
A relação de doenças é grande, incluindo abcessos cerebrais, endocardite bacteriana, isquemias cerebrais, pneumonia bacteriana, artrite reumatoide e a ocorrência de partos prematuros. É impossível separar sua boca do restante do corpo, por isso a precaução de doenças da gengiva vai ajudar a prevenir dezenas de males.
O que temos que ter em mente é que a boca é a porta de entrada do nosso organismo.
Conserve seu sorriso, dentes e gengivas sempre procurando um dentista para fins preventivos.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário