quarta-feira, 18 de junho de 2014
Fumo?!
O tabagismo é uma das principais causas de morte prematura e incapacidade, representa um problema de saúde pública, não somente em países desenvolvidos como também em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Aumenta o risco de doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular, bronquite, enfisema e câncer.
Dentre os tipos de câncer temos esôfago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rim, colo de útero, pulmão, boca, laringe e faringe.
Em 2030 as mortes atribuídas ao fumo será de 10 milhões de pessoas, sendo que 70% ocorrerão nos países menos desenvolvidos.
Um em cada três adolescentes fumantes morrerá prematuramente devido ao tabagismo.
Em um ano o fumante terá desembolsado R$ 23.400,00 somente com cigarro. E para aqueles que fumam dois ou três maços por dia, a conta pode chegar a R$70 mil a cada década.
O uso do tabaco provoca alterações na mucosa bucal, causando lesões e condições cancerizáveis.
A temperatura da brasa do cigarro pode atingir cerca de 900oC e alcança a mucosa bucal diretamente ou através de piteiras como no caso do cachimbo que prejudica palato e mucosa jugal.
A fumaça é composta por monóxido de carbono (diminui oxigenação no sangue), amônia, cetonas, formaldeído dentre outras substâncias.
As partículas possuem nicotina que aumenta adesividade plaquetária e alcatrão que concentram substâncias cancerígenas como arsênico, naftalina, chumbo, veneno contra ratos e outros.
No alcatrão, quando queimado, são encontradas substâncias cancerígenas como compostos benzênicos.
O fumo prejudica o processo de cicatrização, diminui a resistência imunológica dos tecidos bucais, inibindo a produção de anticorpos, aumentando o fator de necrose tumoral levando a processos inflamatórios e tumores.
Quem fuma aumenta a possibilidade de desenvolver câncer de buca em 15% a 100%, sendo que o etilismo aumenta sensivelmente a possibilidade de instalação de tumor maligno na boca pois, desidrata a mucosa bucal tornando-a mais suscetível à ação danosa dos produtos da combustão do fumo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário