quarta-feira, 18 de junho de 2014
Pré-natal odontológico???
Estudos recentes apontam relação dos níveis de bactérias cariogênicas da mãe e de seus bebês, e demonstram que doenças periodontais podem estar relacionadas com partos prematuros.
O estudo Maternal Oral Bacterial Levels Predict Early Childhood Caries Development, publicado no Journal of Dental Research, mostrou que a bactéria da saliva materna está associada às infecções bucais das crianças e também prevê o aumento da ocorrência de cáries na infância.
Outros estudos também apontam bebês prematuros (antes de 37 semanas) e com baixo peso (valores inferiores a 2.500 gramas), pré-eclâmpsia, pressão arterial acima de 140/90mmHg, em mães que apresentam saúde bucal insuficiente durante a gestação.
A relação entre infecção periodontal, parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso baseia-se no fato de que bactérias periodontopatogênicas alojadas na gengiva se disseminam e se instalam no líquido amniótico, induzindo a contração uterina.
O atendimento e acompanhamento odontológico durante a gestação visam identificar fatores de risco e diagnosticar possíveis doenças bucais, de forma precoce e preventiva, realizando um tratamento interceptativo e desta forma reduzindo os fatores que coloquem em risco a saúde do futuro bebê e da mãe.
O número e a frequência das visitas ao consultório odontológico devem ser estabelecidos pelo profissional, baseado na necessidade individual de cada paciente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário