terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PERICORONARITE

A pericoronarite é uma inflamação que ocorre geralmente próxima aos terceiros molares, mais conhecidos como dentes do "siso" quando estão erupcionando na cavidade bucal.
Geralmente ocorre entre 17 e 21 anos de idade, coincidindo com a faixa etária na qual erupcionam os terceiros molares.
O paciente muitas vezes apresenta a gengiva inflamada ou infeccionada na parte que recobre o dente, podendo drenar pus, causar mau hálito, desconforto, dor localizada ou irradiada pela mandíbula, inchaço, dificuldade em abrir ou fechar a boca, dificuldade em mastigar e dor articular na ATM.
Como evitar???
Mantendo uma excelente higiene bucal, através de escovação e uso do fio dental na região dos terceiros molares, evitando dessa forma o acúmulo e deposição de alimentos e placa nessa região. Os enchaguatórios podem ser usados como coadjuvantes.
O cirurgião dentista é que irá avaliar a condição e prescrever corretamente o tratamento.
Bochechos com antisepticos bucais ou aplicação de água oxigenada 10 volumes também podem auxiliar no tratamento.
Os analgésicos e antiinflamatórios auxiliam quando a dor é muito persistente.
O excesso de gengiva pode ser removido com procedimento cirúrgico, ou pode-se extrair o dente, quando houver indicação.
É muito provável que a pericoronarite recorra se o dente continuar nesta situação ou falhe a higienebucal.

4 comentários:

Ed disse...

Uso aparelho ortodôntico e tenho dificuldade em limpar os dentes molares. Não estava usando enxáugue bucal, pois vi algumas matérias na tv que diziam que ele faz mal. Só que com isso, apareceu a pericoronarite 38.Pense numa dor horrível. O cirurgião drenou o pus e removeu parte da gengiva. Semana que vem vai avaliar se tira o terceiro molar. Não queiram ter isso rsss. Abraços!

Venturini Odontologia disse...

Infelizmente a dor relacionada à pericoronarite é muito forte, tanto no seu caso que ocorreu a presença do pus, quanto em casos onde somente o paciente morde em cima dessa gengiva.

Alguns casos, temos dores moderadas quando o siso esta rompendo a gengiva para sua erupçao.

Os bochechos para melhorar a gengiva sao fundamentais nessas situaçoes!

grande abraço

Silvio disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Faz uns 30 dias que percebo uma íngua dolorosa no lado esquerdo do meu pescoço, bem no lado onde o siso inferior não está totalmente "para fora"; há um excesso de gengiva sobre esse dente, o qual está com muito tártaro. Tenho tido dores na parte de baixo da mandíbula, mas não é uma dor horrível, apenas incomoda bastante e é daquelas que vão e vem. Meu caso pode ser pericoronarite? Não percebo inchaço nem dor na gengiva, só dor embaixo da mandíbula.

Obrigado e parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Estou com mesmos sintomas