Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Doença periodontal X Diabetes

A condição caracterizada por infecção ou inflamação nas gengivas e tecidos de suporte dos dentes, pode ser considerada um alto risco para o desenvolvimento do diabetes.
Baseado em análises de dados de quase 3000 pessoas que não tinham diabetes, os resultados indicaram que, entre aqueles sem os problemas bucais, 63% tinham risco aumentado de ter diabetes, contra 93% daqueles com doenças gengivais.
A Associação Americana do Diabetes recomenda a triagem em pessoas com mais de 45 anos que apresentem sobrepeso e para aqueles com menos de 45 anos, com sobrepeso e pelo menos um fator de risco adicional para a doença.
Dois desses fatores de risco adicional, pressão alta e ter um parente de 1o grau (pais ou irmãos) com diabetes, foram relatados em um significativo número de pessoas com doença periodontal, em comparação a pessoas sem a doença.
Os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of Public Health Dentistry, mostrando que aumentam as evidências que associam infecções periodontais a um aumento no risco de diabetes, além de indicar que metade desses pacientes com doença periodontal e alto risco de diabetes haviam visitado o dentista no ano anterior a pesquisa.
Daí a necessidade da prevenção, visitar o dentista periodicamente para avaliação do quadro clínico e devidas orientações.

Nenhum comentário: