Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Periodontite X Aterosclerose

Uma tese de doutorado defendida pela cirurgiã-dentista Adriana Saraiva junto ao programa de Enfermagem da USP, revelou que existem evidências científicas entre a periodontite e o desenvolvimento da aterosclerose em humanos como um dos fatores de risco mais importantes para a doença cardiovascular.
Dados epidemiológicos apontam que grande parte da população nem sempre apresenta fatores de risco conhecidos, daí a teoria da aterosclerose ser de origem infecciosa e associada a periodontite.
A presença de microorganismos da periodontite na corrente sanguínea (bacteremia) ou de seus produtos tóxicos (endotoxemia) são responsáveis pela ativação de respostas inflamatórias e imunológicas que induzem a agregação plaquetária e formação de ateroma, que obstruem progressivamente o tamanho dos vasos.
A pesquisa revelou que quanto maior o grau de severidade da periodontite, mais evidentes são as alterações locais e sistêmicas relacionadas a aterosclerose, como lesões na parede interna das artérias e presença de compostos da inflamação no sangue.
Os estudos mostraram que somente o tratamento com antibióticos não foi suficiente para prevenir eventos cardiovasculares e sim o tratamento mecânico associado realizado no consultório.
Desta forma o acompanhamento em consultório com a devida orientação é a melhor maneira de se prevenir esses problemas.

Nenhum comentário: