Arquivo do blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Você sabe o que tem no cigarro?

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. No Brasil cerca de 30% da população é fumante e 125mil mortes ocorrem por doenças associadas ao fumo anualmente.
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e tumores de língua, garganta e lábio.
A nicotina do cigarro é considerada uma droga psicoativa que causa dependência, age no sistema nervoso central como a cocaína, leva a hipertensão arterial e adesividade plaquetária. Está relacionada à perda óssea alveolar e inserção periodontal, formação de bolsas e consequentemente perda dos dentes.
O cigarro reduz o potencial de oxigenação tecidual e do fluxo sanguíneo, dificultando o processo de reparação. Compromete o sistema respiratório, deixando o paciente mais suscetível às infecções, problemas cicatriciais, necrose e intercorrências referentes a anestesia, podendo facilitar tromboses e embolias.
O cigarro contém acetona-removedor de esmalte, formol- conservante de cadáver, amônia- desinfetante para pisos, naftalina- mata baratas e fósforo- usado em veneno de ratos, além de várias outras substâncias.
Além disso, na boca causa inflamação gengival, câncer, manchamento nos dentes, xerostomia e halitose.
O fumo associado ao álcool tem um efeito devastador sobre o organismo.

Nenhum comentário: