Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cirurgião-dentista e diabetes

Segundo estimativas da Fundação Mundial de Diabetes e da Federação Internacional de Diabetes, as complicações causadas pelo diabetes são responsáveis por 9% de todas as mortes registradas na América Latina e no Caribe- cerca de 300mil pessoas irão morrer em 2010 por causa da doença. Cerca de 6,3% dos adultos (18 milhões de pessoas) têm o problema e a expectativa é que esse número cresça 65% em 20 anos, chegando a 30 milhões de pacientes.
O Brasil está entre os dez países com maior índice de diabéticos.
Existe uma previsão da Organização Mundial da Saúde para 2025 de que, aproximadamente, 320 milhões de pessoas no mundo serão diabéticas.
O mais alarmante é que 50% dessa população não sabe que tem a doença e descobre ao acaso.
É uma doença silenciosa e complexa, embora seja conhecida há 3.500 anos.
Pode ser classificada em 2 tipos: I e II.
Tipo I acomete 9% da população, geralmente em jovens e magros. Neste caso, as células do pâncreas foram destruídas, levando a uma insuficiência de secreção de insulina. Daí a necessidade de uma dieta correta e insulina por toda a vida.
Tipo II acomete 90% dos casos em obesos e idosos. Os sintomas podem ficar 10 a 12 anos sem se manisfestarem.
Caso os níveis de glicose no sangue não sejam controlados, a chance de desenvolver doença gengival avançada e perder os dentes é maior. Se não controlada, corre maior risco de ter infecções bucais e doença periodontal com maior intensidade e velocidade.
Normalmente há diminuição do fluxo salivar, lesões bucais, alterações vasculares, abscessos e hálito cetônico.
O dentista deve estar atento aos problemas de saúde do paciente e fazer uma boa anamnese antes de iniciar o tratamento.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Obesidade pode causar cárie em crianças?

Uma pesquisa da Universidade de Buffalo, em Nova York (EUA), avaliou crianças entre 3 e 5 anos com cáries e revelou que 28% estavam acima do peso ou eram obesas.
A hipótese é que a má alimentação pode relacionar a obesidade com problemas bucais.
Os pesquisadores descobriram que 71% das crianças consumiam uma taxa de calorias maior do que o normal para a faixa etária.
A má alimentação, bebidas açucaradas e sucos de frutas são os vilões que contribuem para a obesidade e perda de dentes nos bebês, quando não é feito uma correta higiene logo após esse consumo.
A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, é preciso um conjunto de fatores para que ocorra.
Alimentação frequente com alto consumo de carboidratos, especialmente entre as refeições, aumenta o risco de doenças nutricionais e cárie dentária.
A taxa de obesidade nas crianças triplicou nos últimos 30 anos.
Uma ótima higiene oral é fundamental para a prevenção da doença.
Várias pesquisas ainda são necessárias para tratar a obesidade, nutrição e saúde bucal em conjunto.
Estratégias de promoção da saúde devem ser desenvolvidas para melhorar o bem-estar e estilo de vida.
O dentista deve estar atento e avaliar o risco individual de cada paciente, trabalhando em conjunto com outros profissionais da área da saúde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

John Hopkins -parte 3

Alguns suplementos constroem o sistema imunológico, os antioxidantes, as vitaminas e os minerais possibilitam que as células combatentes destruam as células cancerosas.
O suplemento de vitamina E acarreta apoptose, ou seja, a morte programada das células. É um método do corpo desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.
O cancer é uma doença da mente, do corpo e do espírito.
Um espírito preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do cancer a ser um sobrevivente.
A ira, não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez.
As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado.
Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigenio para as células.
A terapia com oxigenio é empregada para destruir células cancerosas.
Aprenda a ter um espirito amoroso e de perdão, a relaxar e desfrutar a vida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

John Hopkins Hospital-parte2

Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimio ou radio, o sistema imunológico é comprometido, em consequência a pessoa pode adquirir vários tipos de infecções e complicações.
Tanto a quimio, quanto a radio podem causar mutações nas células cancerosas tornando-as resistentes e difíceis de serem destruídas.
Um meio eficaz de combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando alimentos de que necessitam para se multiplicar.
Essas células se alimentam de:
- Açúcar. O ideal seria substituí-lo por mel.
- O leite faz o corpo produzir muco no trato gastrointestinal e o câncer se alimenta desse muco. O ideal é substituir por leite de soja sem açúcar.
- Evitar carne, ideal comer frango ou peixe. A proteína da carne é de difícil digestão e exige muitas enzimas digestivas.
- Evite café, chá e chocolate, pois contém muita cafeína. Beba água filtrada para evitar metais pesados e toxinas da água de torneira.
Uma dieta com 80% de vegetais frescos, sucos, grãos integrais, sementes e frutas ajudam a colocar o corpo num ambiente alcalino.
Cerca de 20% podem ser alimentos cozidos.
Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular dentro de 15 minutos para nutrir e estimular o crescimento de células sadias.
Indicado comer vegetais crus 2 ou 3 vezes ao dia.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

John Hopkins Hospital-informativo

Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo.
Essas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões.
Quando os médicos dizem aos pacientes que não há mais células cancerosas depois do tratamento, quer dizer apenas que os testes são incapazes de detectar essas células pois, não atingiram um número detectável.
Quando o sistema imunológico da pessoa está forte, as células cancerosas são destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.
Quando uma pessoa tem câncer é um indício de múltiplas deficiências nutricionais, que podem ser decorrentes de fatores genéticos, meio ambiente, alimentação e estilo de vida.
A quimioterapia provoca o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento mas, também destroi células saudáveis da medula óssea, trato gastrointestinal, causando danos a órgãos como fígado, rins, coração e pulmão.
A radiação queima, deixa cicatrizes, danifica células sadias, tecidos e órgãos.
Os tratamentos iniciais com quimio e radioterapia frequentemente reduzirão o tamanho do tumor, porém o uso prolongado não resultará em maior destruição do tumor.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Idosos e alimentação

A população está envelhecendo e com isso, muitos problemas de saúde podem vir a aparecer como doenças cardiovasculares, neurológicas, osteo-articulares, digestivas e diabetes.
A saúde do idoso merece cuidado, atenção especial e uma garantia de envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
Quando existe uma dificuldade de deglutição, a dieta deverá sofrer algumas adaptações e é necessário o acompanhamento do dentista.
Uma pesquisa da USP mostrou que metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 detes e que cerca de 80% dos idosos no país têm menos de 20 dentes. Segundo o estudo, aproximadamene 35% dos idosos que precisam de dentadura não tiveram acesso ao tratamento.
A maioria têm dificuldade para mastigar os alimentos, acarretando problemas digestivos e doenças cardiovasculares. Pacientes que apresentam refluxo gastroesofagicos poderão ter cárie.
Quando se instala uma prótese é necessário acompanhar o idoso nesta fase, para que a mudança de alimentação não o prejudique.