Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Bruxismo em crianças???

O bruxismo é um hábito parafuncional que consiste no ato de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono ou em vigília. O diurno é caracterizado por uma atividade semivoluntária da mandibula e o noturno por uma atividade inconsciente, produzindo sons enquanto a pessoa está dormindo.
Sua causa é multifatorial, podendo ter origem local, sistêmica, psicológica,ocupacional, hereditária ou estar relacionada a disturbios do sono.
O fator psicoemocional é apontado como um dos mais importantes no desenvolvimento do bruxismo.
É mais comum na infãncia e apresenta tendência a persistir na fase adulta, reduzindo na 3a idade.35% a 90% das crianças com bruxismo noturno evoluem com sintomas na fase adulta. Pode causar danos à articulação, aos músculos, dentes e oclusão.
Como consequência, temos fraturas, desgastes, sensibilidade dental, lesões na língua e bochecha, fadiga dos músculos mastigatórios, dor de cabeça e zumbido no ouvido.
É necessário um diagnóstico completo e tratamento multidisciplinar, tratar os sinais e sintomas, procurar tratar as causas e naõ somente suas consequências.
Podemos usar placas intraorais, ajustes oclusais, medicamentos e laser ou também terapias alternativas como acumpuntura, homeopatia e fitoterapia.
Crianças com pouca idade podem apresentar esses hábitos, os pais devem ser corretamente orientados a estimular o esporte, evitar alimentos estimulantes para diminuir a ansiedade. Pela pouca idade, o uso de dispositivos intraorais pode trazer insucesso devido à falta de colaboração. Medicamentos devem ser prescritos com critério para evitar efeitos colaterais.
Como esse hábito leva a diversas consequências, o tratamento precoce é de fundamental importância para evitar alterações no crescimento e desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário: