Arquivo do blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Cuidados na gestação

Não somente a visita a médicos durante o pré-natal é importante durante os nove meses de gestação, mas também a consulta periódica ao dentista é fundamental para prevenir problemas dentários e periodontais.
Apesar de pouco divulgada, a Odontologia preventiva, por exemplo, pode contribuir de forma decisiva na saúde bucal da gestante e do bebê, mesmo após o parto.
Outra mudança que ocorre nessa fase é o mal-estar. Geralmente, a gestação deixa a mulher mais sensível a determinados paladares e aromas, causando enjoos com mais freqüência. Os constantes vômitos podem cusar maior acidez na cavidade bucal, o que pode resultar na erosão dentária, ou seja, perda da estrutura mineral do dente, mais conhecido como esmalte. No entanto, quem pensa que deve correr para escovar os dentes com pasta dental após o ejoo, engana-se. “A saliva e toda a biodiversidade bacteriana presentes na boca possuem função importante para a desorganização do ciclo de formação das cáries. Logo, a quimica da pasta impedirá que a saliva aja sobre a acidez do vômito. Deve-se bochechar com água imediatamente.
O ideal é monitorar o desenvolvimento da dentição e desenvolver uma estratégia de prevenção da cárie dentária durante todo o desenvolvimento da criança. Ainda é possível acompanhar o crescimento e a erupção dos dentes identificando precocemente as necessidades de aparelhos ortodônticos para que eles sejam utilizados nas fases ideais do tratamento.

Nenhum comentário: