Arquivo do blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mal de Alzheimer em idosos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 25 milhões de pessoas sofrem de Mal de Alzheimer.
A demência causada por essa doença é uma disfunção cerebral caracterizada por deterioração intelectual adquirida e persistente que compromete funções do estado mental.
Demência é uma palavra de origem latina, dementia, que significa "mente distante" e não pode ser confundida com esclerose ou loucura.
Foi descrito pela 1a vez em 1906 pelo neurologista alemão Alois Alzheimer, destava sintomas como déficit de memória, alterções de comportamento e incapacidade para atividades rotineiras.
Ocorre geralmente a partir dos 60 anos e sua incidência aumenta com o passar dos anos.
Não existe uma causa específica para a doença.
Pode não ser percebido em seus estágios iniciais e algumas vezes confundido com envelhecimento.
Pequenos esquecimentos, sinais de depressão, dificuldades com a linguagem, confusão mental e algumas vezes agressividade fazem parte dos sintomas iniciais.
A agitação é o distúrbio mais comum e que tem a frequência aumentada à medida que a doença evolui. A agitação costuma causar ansiedade, ilusões e irritabilidade.
As primeiras pessoas que percebem os sintomas são os cuidadores que devem sempre recorrer a um médico.
É essencial que o médico, os familiares e o cuidador estejam em permanente contato, agindo em conjunto para que o paciente possa estar protegido, além de fornecer informções corretas para o tratamento possa ser ajustado de acordo com cada caso.

Nenhum comentário: