Arquivo do blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trauma dental

As lesões dentárias podem acarretar uma série de complicações para a boa saúde oral do paciente, por isso, desde cedo é necessário uma intensa atuação do Cirurgião-Dentista no tratamento com a finalidade de evitar possíveis anormalidades.
Época de férias, criança em casa, muita brincadeira e diversão, porém eles não se protegem e justamente nesta fase aumenta o número de casos de crianças com traumas nos dentes decíduos (de leite) e permanentes.
O trauma pode afetar as crianças de qualquer idade e pode ocorrer devido a quedas que sofrem quando estão andando ou correndo.
Não deixar crianças desacompanhadas e perto de lugares altos como escadas e janelas, deve ser uma preocupação constante.
Dependendo do trauma, deve-se levar a criança a um pronto socorro infantil pois, pode ocorrer cortes, traumatismo craniano ou fraturas na face.
Sem riscos maiores, o ideal é levar a criança ao dentista para avaliação dos dentes, pois é possível que com o trauma, a estreita proximidade entre a raiz do dente decíduo com o germe do dente permanente, este seja atingido.
Se ocorreu a fratura da coroa, pode-se reconstruir com resina fotopolimerizável.
Além disso, a Odontologia vem se preocupando em aprimorar as técnicas neste tipo de atendimento, trazendo novidades para realização de procedimentos que compreendam a saúde da criança.

Nenhum comentário: