Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Assistência odontológica geriátrica

Programas preventivos individuais eficazes dependem da educação do paciente para realizar uma boa higiene bucal e check-ups odontológicos frequentes.
Entretanto, apesar dos esforços ao longo dos anos dos serviços odontológicos, ainda existe uma distância entre os serviços oferecidos e os usados, principalmente para idosos.
Um estudo realizado no Reino Unido em 1998 verificou que apenas 60% dos adultos com mais de 75 anos de idade disseram fazer check-ups, deixando os outros 40% em risco de problemas de saúde bucal não tratados, podendo piorar e prejudicar a saúde geral.
Barreiras que impedem os idosos de buscar tratamento odontológico incluem custo, medo, debilidade física e falta de percepção da necessidade de tratamento.
Um estudo de Glasgow, Escócia, observou que quando pacientes idosos eram encaminhados por um profissional de saúde da família, estimulando visitas regulares ao dentista, a frequencia odontológica melhorava significativamente.
Para os pacientes idosos, a integração dos serviços médicos e odontológicos é muito importante para a prevenção e exigirá a colaboração de dentistas, médicos geriatras e clínicos gerais.

Nenhum comentário: