Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Saúde Sistêmica

Além do impacto que a perda dentária exerce na qualidade de vida de uma pessoa, comprometendo aspectos como aparência, interações sociais e o prazer da alimentação, existe também a real preocupação de que a nutrição saudável seja negativamente influenciada pela falta de dentes, principalmente em idosos.
A função mastigatória depende do estado da dentição e, como a perda dentária diminui a capacidade de mastigação, podem ocorrer alterações desfavoráveis na escolha de alimentos e na ingestão de nutrientes.
Os maus hábitos alimentares resultantes mostraram estar envolvidos na causa de problemas sistêmicos, associações entre dieta e doenças foram observadas.
Demonstrou-se que uma dieta rica em gorduras e colesterol aumenta o risco de doença cardiovascular, enquanto uma dieta pobre em fibras, frutas, vegetais pode causar aumento do risco de câncer.
Os estudos fornecem evidências de que a ingestão de nutrientes está associada com o estado dentário.
Além disso, muitos alimentos evitados pelas pessoas com dentição insatisfatória protegem o organismo contra doenças como isquemia cerebral, síndrome metabólica e doença cardiovascular.
Portanto, é importantíssimo o cuidado com a higiene bucal e dieta.

Nenhum comentário: