Arquivo do blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Casos de câncer bucal aumentam no país

Atualmente o câncer de boca ocupa o 7o lugar em número de casos diagnosticados.
As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que apenas em 2010 serão mais de 14000 novos casos diagnosticados, projetados a partir do número de mortes por câncer de boca registrados em 2007 (mais de 6000 pessoas).
A quelite actínica é uma lesão potencialmente malígna, ou seja, apresenta possibilidade de evolução para o câncer labial caso não haja o correto tratamento e acompanhamento. A doença precisa de atenção odontológica uma vez que, em função da variedade dos aspectos evolutivos, o tratamento precisa ser individualizado e voltado não somente para atenuar os sinais mas, sobretudo para eliminar a origem.
Os batons em geral, mesmo os que não possuem filtro solar, agem como uma barreira para bloquear o sol, daí ocorrer uma incidência menor em mulheres.
Dentre os sinais temos: ressecamento ou descamação, mudança de tonalidade dos lábios, aumento de volume e enrijecimento dos lábios por perda de colágeno.
Em casos mais avançados, ocorrem úlceras e fissuras.
O tratamento depende do estágio em que a lesão se apresenta e muitas vezes há a necessidade de remoção cirúrgica da lesão.
Quando surgem os primeiros sinais, deve-se procurar imediatamente o dentista e iniciar o tratamento para regressão da lesão.

Nenhum comentário: