Arquivo do blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Feridas na boca?

Algumas pessoas têm feridas na boca e não sabem o que são e nem como tratá-las.
As lesões em mucosa mais comuns na boca podem ser a afta, a cândida ou o herpes.
A afta é um tipo de úlcera e pode ser causada por medicação, estresse, alimentos ácidos, traumas ou distúrbios gastro-intestinais. Próteses com grampo, aparelhos ortodônticos, dentes quebrados, restaurações fraturadas e com pontas podem ferir a mucosa e levar ao surgimento de pequenas feridas que demoram para cicatrizar.
A cândida é causada por um fungo, é o popular "sapinho", pode causar manchas vermelhas em mucosas debaixo de prótese totais (dentaduras).
A herpes se apresenta como bolhas nos cantos da boca ou lábios, é uma doença contagiosa.
A secura na boca ou xerostomia, sintoma presente quando o diabético está com hiperglicemia, favorece o surgimento de lesões porque toda a região de mucosa fica mais delicada e sensível. Nessas ocasiões, todo cuidado é pouco. Até a escova de dente pode causar um ferimento, daí a necessidade de usar uma escova com cerdas extra macias. O uso de palito de dente está proibido, além de machucar pode levar à mucosa bactérias.
Procure seu dentista sempre que surgir alguma ferida na boca para que receba a correta orientação quanto ao tipo de medicação que deve ser tomada ou usada.

Nenhum comentário: