Arquivo do blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Clareamento ou Branqueamento

Muito se fala hoje em dia sobre Clareamento Dental
Vamos discutir um pouco sobre o tema e tentar passar um pouco para VOCÊS PACIENTES.

Clareamento dental funciona através da oxidação que o GEL CLAREADOR realiza, com a liberação de Oxigênio, quebrando particular grandes, fazendo com que essas sejam removidas com maior facilidade, e por ação mecânica de LIMPEZA.
O peróxido de hidrogênio, produto utilizado para o clareamento, ao entrar em contato com o DENTE, se decompõe em ÁGUA E OXIGÊNIO NASCENTE( este responsável pela ação de CLAREAMENTO).

O Oxigênio nascente como já foi dito, QUEBRA essas partículas de maior volume, facilitanto sua remoção, tornando-as POUCO PIGMENTADAS ou INCOLORES.

Voltando um pouco ao colégio, sabemos que TODA REAÇÃO QUÍMICA, NA PRESENÇA DE CALOR, É ACELERADA, devido a isso, são usadas fontes de calor para acelerar essa reação, como LUZ, LASER, Instrumentos aquecidos ao fogo, etc...


Por que os dentes ficam mais ESCUROS????

Alguns fatores são responsáveis por escurecer os dentes. Para facilitar, vamos dividí-los em 2 grupos.

Fatores extrínsecos: são manchas causadas principalmente pela ingestão de alimentos com MUITO CORANTE ou mesmo CIGARRO. Ex: Cigarro, café, chá, refrigerantes a base de COLA.
Nesses casos, o clareamento age com maior eficiência.

Fatores intrínsecos : os pigmentos apresentam-se incorporados no dente. Ex: Fluorose, manchas por Antibióticos como a TETRACICLINA, alterações no ESMALTE (HIPOPLASIA), Trauma.
Clareamento age, mas as vezes deixa a desejar.


Vale lembrar que o dente durante toda a vida, produz DENTINA (amarela) portanto, uma pessoa de 15 anos tem os dentes mais claros que uma de 80 anos devido a grande produção de dentina durante toda a vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

O clareamneto pode de alguma forma afetar o dente e/ou sua sensibilidade?

Venturini Odontologia disse...

Com certeza SIM, por isso, os próprios fabricantes recomendam um método, por exemplo, no máximo 3 aplicações por sessão.

Vale lembrar que o clareamento de consultório é MAIS RÁPIDO porém mais AGRESSIVO por ser uma química mais potente.

O clareamento CASERIRO é mais fraco, porém, clareia os dentes da mesma forma, só que em um intervalo maior de tempo, ou seja, geralmente o paciente utiliza uma placa para dormir, durante 2 ou 3 semanas, TODOS OS DIAS.


Em casos mais extremos, pode ser prescrito um ANTI-INFLAMATÓRIO.

Anônimo disse...

Clareamento e branqueamento são a mesma coisa, ou há diferença?

Venturini Odontologia disse...

Olá

CLAREAMENTO É O MESMO QUE BRANQUEAMENTO DENTAL.

Dentes clareiam em uma escala de cor, porém nem sempre ficam brancos, mas o PROCESSO EM SI é CLAREAMENTO OU BRANQUEAMENTO DENTAL .

um abraço

VENTURINI