Arquivo do blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Dor PÓS Tratamento de Canal

Aqui iremos conversar um pouco sobre o PÓS-OPERATÓRIO de um TRATAMENTO DE CANAL.
O pós-operatório varia MUITO de paciente para paciente, podendo o paciente NÃO SENTIR ABSOLUTAMENTE NADA como algum tipo de dor.
Em casos mais comuns, os pacientes podem sentir um LEVE DESCONFORTO oriundos de uma INFLAMAÇÃO gerada pelo tratamento de canal ao OSSO e ao LIGAMENTO PERIODONTAL e NÃO AO DENTE, pois o mesmo estará SEM VITALIDADE após o tratamento.
Uma inflamação dura de 3 a 4 dias, por isso os anti-inflamatórios são administrados por 4 ou 5 dias.
Em casos de PEQUENO INCÔMODO, pode-se utilizar apenas um ANALGÉSICO de costume, ou seja, um PARACETAMOL (Tylenol), Aspirina (AAS), dentre outros.
Em casos de dor UM POUCO MAIS ACENTUADA, um ANTI-INFLAMATÓRIO pode ser administrado, como por exemplo o CICLADOL (20mg, sendo consumido UM COMPRIMIDO POR DIA, durante 5 dias).
E por fim, em casos onde há GRANDE DOR, fá-se uso:
ANTIBIÓTICO (na maioria dos casos a AMOXICILINA 500mg, 1 comprimido de 8 em 8 horas, durante 7 dias).
ANTI-INFLAMATÓRIO (CICLADOL 20mg, 1 comprimido por dia, durante 5 dias).
- muito importante -> BOCHECHOS COM MALVONA OU MALVATRICIN
Em MEIO COPO DE ÁGUA MORNA, misturar UMA COLHER DE CHÁ DE MALVONA ou MALVATRICIN.
Fazer bochechos com o líquido.Quanto mais fizer, MELHOR
BOCHECHOS????Por que realizar????
Bochechos com MEIO COPO DE ÁGUA MORNA + UMA COLHER DE CHÁ DE MALVATRICIN OU MALVONA servirão para ajudar a "PUXAR" o PUS presente no OSSO, devendo assim aparecer uma BOLINHA NA GENGIVA.
Esse PUS, por já estar em uma fase INTRA-ÓSSEA (DENTRO DO OSSO), não consegue ser eliminado VIA CANAL, por isso o organismo traça um caminho para eliminá-lo, caminho este chamado de FÍSTULA.
Ao aparecer a BOLINHA NA GENGIVA, FURÁ-LA com um alfinete para que o PUS venha a sair, diminuindo a PRESSÃO no OSSO, assim, NÃO COMPRIMINDO TERMINAÇÕES NERVOSAS, ELIMINANDO A DOR.
Lembro que estaremos SEMPRE A DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER DÚVIDAS, tanto via TELEFONE, quanto EMAIL, como também POR AQUI.
Ass. Dr. Mario Sergio Venturini Junior

40 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela notícia sobre "Dor pós tratamento de canal". Porém eu estava buscando uma resposta a dor após (DOIS MESES) do tratamento de um canal.. A dor que sinto é leve, e é somente ao mastigar. Isso é normal? Ou nao deveria sentir dor? Mas essa leve dor ao mastigar nao sinto com os outros dentes... por isso estou preocupada. Muito obrigada!!! Adriana Andrade

rosi disse...

pode a nestesia pos trato canal dar dor? chega dor a cabeça e ingua, tratei canal mais de 6 meses. onde consulto pois tenho dor direto ate meu humor mudou
meul email é rosirpreste@hotmail.com grata

Anônimo disse...

Olá, estou tratando de um canal, por ter aparecido uma fístula e nervo estava morto. A primeira sessão foi ontem, mas estou sentido dores nos dentes de cima (o que está sendo tratado é o penultimo inferior do lado direito), e tbm sinto muita dor de cabeça ( na lateral). É normal?

e-mail: gabded_teg@hotmail.com

Anônimo disse...

olá após uma segunda sessão de tratamento de canal que eu fiz senti muita dor, eu não conseguia mastiga e nem abri minha boca direito. gostaria de saber o que eu faço.

Venturini Odontologia disse...

Ola
mesmo apos a 2 sessao, vc continua com dor, volte ao dentista que ele indicará o procedimento correto a ser feito.
melhoras...
um abraço

Anônimo disse...

fiz canal a 2 dois e sinto dores fortes,mas estou tomando antinflamatorio e antibiotico e ta melhorando.beijos

Anônimo disse...

Ola Dr. fiz um canal a varios anos, uns10 anos por ai, mas uns dois dias para ca venho sentindo dor somente no dente que fiz o canal, fui ao hospital para uma avaliação pois esta doendo muito o dente, e o medico disse que esta com puz, o que eu devo fazer, pois so vou passar no dentista dia 9-01-2012. meu e-mail. andersonsoudejesus@hotmail.com

Anônimo disse...

Dr,

Terminei um tratamento de canal a tres semanas e fiz a restauração na semana passada, o dente esta bastante dolorido quando empurra ele contra a gengiva...Se não mexer nele não doi nada, só doi quando mastigo algo mais duro nele..Isso é normal? Será que ocorreu alguma inflamação.

Anônimo disse...

olá fiz um canal no dente 22 faz 4 dias, e ainda não parou de doer.

e o pior e que doi todos os dentes do lado dele..
naum t mais aguentando, meu beiço ta inchado, e tem uma bolinha... me ajudaaaa...

Karina disse...

Adorei achar esse site. Fiz canal em 2 dentes dia 14/06, semana passada, hj completando 6 dias. Contudo a dor persiste, sinto que não é no dente diretamente, é mais em cima, mas qdo eu tento comer não consigo. Liguei para minha dentista e a mesma disse pra eu tomar nimesulida devido ter sido muito traumático. Mesmo assim estou insegura dessa dor não passar

Anônimo disse...

Meu nome é Ilda, fiz tratamento de canal há mais ou menos um ano, pois tive que por 03 coroas, sendo que nesse canal, após ter colocado essa coroa ¨de porcelana¨apareceu uma bolinha na gengiva...reclamei dessa bolinha, que persistia uns 05 meses, liguei para o dentista, esse pediu para fazer bochechos com água morna, que logo desapareceria, mas não sumiu e cresceu, voltei lá e o dentista, me cobrou 260,00 para fazer uma raspagem e uma limpeza... durou 02 semanas e abolinha... voltou, o que devo fazer?

Anônimo disse...

Ah meu nome é Ilda, o do caso do canal e 03 coroas de porcelanas! meu e-mail ildatkg@ig.com.br

Anônimo disse...

fiz tratamento de canal a quatro dias atraz, até o momento havia sentido apenas dores leves, mas hoje esta dor esta insuportável. já tomei paracetamol, antinflamatório e até agora nada. pode ter havido algum erro por parte do profissional?

NOTÍCIAS REPRODUTIVAS disse...

Boa noite.

Estou em tratamento de canal, primeiro fiz a instrumentaçao, ai passou uns dias o dente volto a doer e voltei no medico e ele fez o canal . so que isso foi ontem e ele fexou com um curativo. mais ta a dor que sinto e que nao consigo fechar a arcada nao consigo masticar quando trisca algo doi minha duvida se isso e infecçao ou se ta dolorido devido ao procedimento?

Dani disse...

Me ajudem pois to com um dente penúltimo inferior esquerdo q era carie profunda que virou canal. Como eu tava gravida a Dra começou uns 2 meses antes de eu ganhar, a dor era imensa porém já fui mais de 4 vezes e ela nao termina nunca. Umas semanas para cá to sentindo MTa dor, nÃo posso comer nada desse lado, lateja demaiS e fora o buraco que eStá, porque eu comecei e nÃo consegui terminar. O que nao entendo que da outra vez ela fez o cAnal mAis rápido e fechou logo mas agora Ela sempre me mand voltar pois ta limpando, colocando curativo, por isso nao voltei por ser longe e caro. Tem algum outro jeito de algum dentista me Ajudar aqui em Porto Alegre???? Tenho um bebe e MTa dor!!!!

Unknown disse...

Eu tinha um pouco de sensibilidade ao beber agua gelada. Mas ao aparecer um cisto na gengiva expremi e fui ao dentista pois o dentao da frente estava meio mole. Tirei raio x e o dentista falou que tinha que fazer canal. Mas antes ele fez limpeza no meus dentes e colocou abturação no penultimo dente(resina) e em mais tres dentes que a raiz estava exposta. So que o dente ficou alto e apareceu um outro cisto no penultimo dente. Ele abriu e fez canal mas mesmo assim meu dente continua doendo e o pior os outros dentes que ele tb pos resina tambem estao doendo. Muito mais do que antes. Com agua gelada ou quente e ate com ar que eu spro e tambem ao comer. O que pode ser?

Unknown disse...

O dentão da frente que eu ia fazer canal acabei não fazendo e doi bem menos que os outros que foram colocados resinas. Isso já faz 20 dias. Enquamto eu estava tomando antibioticos e antiflamatorio. Melhorou a inflamação e a dor mas quando parei de tomar apos 7 dias voltou a inflamar e doer mais a gengiva.

Anônimo disse...

fiz um tratamento de canal a dois dias e o que doi é o dente de traz quando mastigo. o que pode ser

Anônimo disse...

fiz um canal a tres dias..e a minha gengiva continua muito vermelha e doi muito ao passar fio dental,isso normal?

Unknown disse...

Olá Dr. tudo bem? Fiz um tratamento de canal segunda-feira dia 11/04/2016 e até hoje sinto dores ( pontadas agudas ). O tratamento foi realizado em uma única sessão , já acabei os anti-inflamatórios e já realizei a restauração e nada dessa dor me deixar.Esses sintomas são indícios de um canal mal feito ou pode ser considerado aceitável que eu sinta sinta dor?

Espero ansiosamente seu retorno.

Anônimo disse...

Zilma, pode ser sensibilidade. Tente usar as pastas para sensibilidade, você pode passar nos locais primeiro e depois escovar.
Boa sorte !

Anônimo disse...

Olha eu fiz canal no penúltimo dente do lado direito ai porque sera que ainda doi pra mastiga eu fiz ja tem cinco dias

Anônimo disse...

Olá boa noite! Fiz um tratamento de canal no dente 37 no último sábado dia 29 e desde então estou sentindo o dente sensível. Pois quando encosto o dente de cima nele sinto doer mas não toda hora. Estou preocupada o que poderia ser isso. Desde já agradeço sua atenção.

Unknown disse...

Há dois anos atrás fiz um tratamento de canal q foi bem sucedido,não tive incomodo algum, porem agora dois anos depois,estou sentindo dor quando tomo líquidos, parece q cai dentro do dente,é uma dor aguda mas q passa imediatamente, o que pode ser?

Sirlene Marketing Google disse...

Doutor, bom dia. Fiz tratamento de canal é meu rosto ficou inchado e roxo . Já se passaram 24h e continua mesma coisa. Estou tomando paracetamol e ibuprofeno. Parece rompeu vaso. O que faço? É normal?

Anônimo disse...

Fiz o canal a 2 dias e sinto dor pulsante e dor embaixo do queijo do lado do dente isto é normal ?

Anônimo disse...

Bom dia!
Tenho um dente que foi tratado canal há 3 anos!
Mas agora saiu uma fistula do lado dele! Ele não tem caries, apenas senti que deu uma rachadura na restauração, é normal? o que fazer? vou perder o dente?

Unknown disse...

Fiz um canal ha quase um mês ja fiz outras seções e nao para de doer isso e normal

Unknown disse...

Fiz um canal ha quase um mês ja fiz outras seções e nao para de doer isso e normal

Anônimo disse...

Dr há 2 dias realizei tratamento de canal do segundo molar inferior esquerdo, desde então não para de doer, hoje pela manhã notei um inchaço no meu rosto e com o passar das horas está aumentando. Com dor aguda constante mesmo com medicação de biprofenid 150mg. O dentista que realizou procedimento não está atendendo hoje( sexta) só retorna na segunda. Gostaria de uma orientação o que fazer até lá? Pois a dor aguda nada passa ( já tomei vários toragesic sublingual, só alivia por pouco tempo)

Anônimo disse...

QUANTOS DIAS DE REPOUSO DEVO RECEBER DO DENTISTA
APOS UM TRATAMENTO DE CANAL NO DENTE 46?

Marco Antonio Galletta - Arte em Restauração disse...

Tratei canal de um dente e tinha 3 raizes... Isso a 11meses e o dente ficou dolorido e nao posso nem mastigar e doe com liquido quente!
Obs A dentista que tratou o canal ainda esta tentando salvar o dente a cada 3 meses troca o curativo....
E o dente continua na meama situação.... Estou preocupado e chateado. Estou até pensando em extrair o mesmo. O que devo fazer?

Unknown disse...

Boa noite!
Fiz um canal no dente da frente dia 17/07/18 , agora passaram 2 dias e estou com muita dor na boca na parte de fora ,proximo ao queixo e abaixo a boca, parece que está inchado, estou tomando os remédios que a doutora passou amoxicilina e ibuprofeno e nimesulida, está dor e normal? Obrigada aguardo retorno

Unknown disse...

Meu dente canal única sessao.ha 4 dias. É normal? Me responda.

Unknown disse...

Ótimas orientações. Obg

Tatiana disse...

Boa noite,faz uma semana meu dente foi aberto e iniciado o canal,durante a semana senti dores ainda com gelado e ao mastigar,voltei hj 17/08/2018 pro dentista ver o dente e talvez fechar por causa da dor ele mexeu de novo no dente,qdo estava colocando um líquido senti uma dor muito forte e agr meu rosto está inchando cada vez mais .Pode ser angina de ludwig?tratei o dente 16.

Vladimir disse...

Boa noite!Terminei um tratamento de canal há três meses e sinto uma dor bem leve quando pressionado. Quando o dente não é pressionado não dói nada. Isso é normal?

Unknown disse...

Sim

Unknown disse...

Comecei um processo de canal ontem aonde o dentista ao colocar a anestesia saiu muito pus mais so que meu rosto está muito inchado e cada vez mais e agora ta dando umas pontadas o que fazer

Anônimo disse...

Oi boa noite fiz canal no dente a mais ou menos 1 e meio so que ja estive alguma semanas atras sentindo dores como se fosse no ouvido ai tomei remedoo passou a dor agora nao consigo mastigar que doi muito e com essa pandemia tudo suspenso nao tenho como retornar ao dentista onde fiz o canal como posso procedertomar antibiotico??