Arquivo do blog

terça-feira, 7 de agosto de 2007

TRATAMENTO DE CANAL


Aos pacientes que nao tiveram nenhuma informação sobre o que é, como é feito e o porquê de se realizar um tratamento de canal, tentatei resumidamente explicar-lhes.
O que é um tratamento de canal????
Tratamento de canal é quando removemos o NERVO do dente(polpa), pois o mesmo encontra-se debilitado ocasionando DOR. Isso em casos onde o nervo ainda está com vitalidade (vivo)
Ou seja, devido uma INFLAMAÇÃO, há presença de DOR principalmente quando da ingestão de alimentos QUENTES, pois o nervo encontra-se "INCHADO" e como sabemos, o QUENTE gera uma EXPANSÃO, UMA DILATAÇÃO, e as paredes dos dentes por serem RIGIDAS nao permitem tal expansão, mantendo o nervo COMPRIMIDO , originando DOR.

Em casos de nervo (polpa) MORTO, ha presença de BACTERIAS, por algum motivo, as bacterias conseguiram se apoderar de GRANDE PARTE DO CANAL, ou seja, NAO HA MAIS NERVO, apenas BACTERIAS no canal.


ou por ultimo caso, um RETRATAMENTO, ou seja, ja foi realizado o tratamento de canal, porém, nao foi alcançado por algum motivo o OBJETIVO, ou seja, ainda existem bacterias no interior do canal.


Como é feito????
O tratamento é feito visando remover toda a parede contaminada do interior do canal, procurando estabelecer ao maximo a toalete do mesmo, ou seja, deixar o canal o mais desinfetado possível.
Para isso, instrumentais são utilizados, como BROCAS e LIMAS.

Para SELAR o canal, ou seja, OBTURAR O CANAL, utilizamos um cone de borracha chamado GUTA PERCHA, juntamente com um cimento obturador bactericida.

Por que realizar um tratamento de canal????

Primeiramente para ELIMINAR A DOR, BACTERIAS e claro, para devolver ao elemento dental sua função normal, ou seja, mastigação.

E nao perder o elemento dental, ou seja, NAO REALIZAR UMA EXODONTIA.



Vale ressaltar que em alguns casos, não é possível restaurar o dente diretamente, portanto abrimos mão de uma peça confeccionada em laboratório, um NÚCLEO E UMA COROA, ou seja, para colocarmos essa peça no elemento dental, OBRIGATORIAMENTE DEVE-SE REALIZAR O TRATAMENTO DE CANAL.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens por essas informaçoes,pena que moro no RJ li todas principalmente a de retratamento de canal que é o que estou me submetendo mas tenho sentido muita dor no local do tratamento so retornarei ao consultorio no dia 08/o2 estou a base de analgesico.